Seja bem-vindo!

Convidamos todos os interessados no assunto para participar do nosso blog... entre e fique a vontade!!!



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Artigo publicado em congresso internacional ....

Ola pessoal, to passando aqui pra dizer pra vcs que o meu artigo, do Rony e da Scheila está disponível no site do Labo Mídia, quem tiver interesse em prestigiar-nos dê uma passada lá... O titulo é:
PUBLICIDADE E ESPORTE NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA FIFA/2010/ÁFRICA DO SUL: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DESSA RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. O site do Labo Mídia é: http://www.labomidia.ufsc.br/

domingo, 12 de dezembro de 2010

Desenvolvimento de Crianças Autistas através da Ginástica

Muito massa a reportagem que passou hoje no Esporte Espetacular, mostra um professor de Educação Física que trabalha com crianças autistas através da ginástica artística, os resultados são impressionantes..tanto nos aspectos mental e motor, como nos aspectos afetivos e sociais. Vale a pena conferir! Disponível em: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1391821-7824-NO+RIO+DE+JANEIRO+CRIANCAS+AUTISTAS+SE+DESENVOLVEM+ATRAVES+DO+ESPORTE,00.html

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Google lança loja virtual de livros digitais

Google eBooks permite que leitor armazene seus livros na internet e é compatível com várias plataformas.
O Google aproveita a coqueluche deste Natal, os tablets, para lançar seu novo serviço de compra e armazenamento de livros digitais: o Google eBooks. A empresa garante que praticamente qualquer aparelho com internet poderá ter acesso aos livros: iPad, iPhone, computadores, tablets com o sistema Android (por exemplo, o Samsung Galaxy Tab), Nook, Sony e outros

Tecnologia e Educação - As mídias na prática docente

Vale a pena conferir essa pequena palinha sobre o livro acima. É de grande interesse ligar as tecnologias a educação. Encontrado em : http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/resenhas/tecnologia-e-educacao-as-midias-na-pratica-docente

Natação Infantil: um hábito saudável

Desde cedo as crianças devem ser incentivadas a exercerem alguma atividade física. As vantagens de um esporte iniciado logo cedo são inúmeras. A natação é uma excelente dica ao público infantil.

Você quer saber alguns dos benefícios proporcionados pelas atividades físicas? Então vamos lá: melhora a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança.

Não podemos nos esquecer de um aspecto fundamental: a criança não deve ser obrigada a fazer aquilo que não gosta. Deixe que ela escolha a sua atividade física. Segundo a Academia Americana de Pediatria, 75% das crianças obrigadas a fazer esportes de que não gostam, até os 15 anos, param de praticar e ficam sedentárias.

A natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. É praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido.

Esse esporte contribui para desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Também é incontestável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura essenciais para o desenvolvimento motor do bebê.

Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de um tombo como rolar, movimentar perninhas e bracinhos. Além de tudo, é um meio aconchegante oferecido pela água morna.

Companheiro - As crianças precisam da presença de um acompanhante nas aulas, alguém que a criança confie. Essa relação de confiança é de fundamental importância para o desenvolvimento afetivo do bebê. Além disso, as crianças aprendem com mais segurança, sem medo do desconhecido.

A importância da natação para a formação de sua personalidade e inteligência é algo que não se pode negar. Com os colegas na piscina, aprendem que cada um tem sua vez e todos são importantes.

Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.

Não é de se espantar quando se fala que a natação é um esporte completo. Esse esporte também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.

Quando o bebê estiver com febre, diarréia ou vômito, reações vacinais ou dores de ouvido não o leve para a aula de natação. Agasalhe sempre as crianças antes e depois das aulas.

Os pais não devem matricular seus bebês nas aulas de natação com o objetivo de formarem campeões, mas sim pela formação de um hábito que lhe renderão boa saúde para sempre. A medalha de campeão em saúde ninguém tirará de seu filho.

Escolas têm desafio de educar crianças já inseridas na era digital

Internet e educação. Os dilemas se multiplicam. Como a rede pode ajudar alunos e professores? E nesses tempos de "copiar e colar", quais os limites?
A revolução do século 21 já chegou. Mais acesso à informação e ao conhecimento. Na educação, a ferramenta que deu este impulso à humanidade pode nos levar ainda mais longe.

Leia todo o texto da reportagem no site http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/11/escolas-tem-desafio-de-educar-criancas-ja-inseridas-na-era-digital.html

Teatro educacional e a Educação Física escolar: cenas de um casamento feliz.

Busca retratar as possibilidade de tematizar os conteúdos da cultura corporal de movimento, como jogos, danças, pantomimas, esportes, lutas e outros, por meio das linguagens teatrais. Tais linguagens traduzem-se, dentro de um contexto didático-pedagógico concreto e sistematizado, por meio do método dramático, possibilitando aos alunos a vivência da realidade através de ações corporais, desenvolvendo sua percepção social, afetiva, cognitiva e biológica em relação a esta realidade, bem como sua consciência enquanto ser social e histórico. Galera olha que artigo legal!!!!!! Entre lá!!! http://www.educacaofisica.com.br/biblioteca

Educação Física nos dias de chuva

É constrangedor quando planejamos uma aula maravilhosa e no exato instante que iria acontecer, o mundo desaba em água... Um plano b é a principal saída, pois não podemos deixar os alunos sem aula! Para aquelas escolas que possuam internet, o trabalho fica ainda mais fácil! Encontrei um site na net que possui atividades didáticas para crianças, dicas de planejar aulas para dentro de sala, atividades intelectuais para as crianças utilizando o próprio computador, dentre outras... Tá na mão galera, uma boa saída para os dias de CHUVA!
sitededicas.uol.com.br/brincar.htm

MundoEducaçãoFísica.com

Compartilho com vocês este site, MUNDOEDUCAÇÃO FÍSICA.COM. La vocês vão encontrar muitos artigos enteresantes e atuais. http://www.mundoeducacaofisica.com/

"Movimento Copa e Olimpíadas Cidadãs"

Conheça o “Movimento Copa e Olimpíadas Cidadãs”

http://blogdomedina.com.br/2010/04/23/conheca-o-movimento-copa-e-olimpiadas-cidadas/

Este documento apresenta uma proposta de criação de mecanismos que permitam à sociedade brasileira o exercício pleno da cidadania, através do acompanhamento participativo relativos aos recursos que serão alocados e utilizados na realização dos eventos Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, buscando-se garantir legados nas áreas educacionais, culturais e sociais para a população.

Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016

Qual o papel da educação física escolar em relação a esses dois mega eventos que irão se realizar no Brasil? Reflexão, negação ou servidão?
Clipe Oficial da Copa do Mundo 2014 no Brasil ... 8 min - 30 out. 2007 Vídeo enviado por hadson989 youtube.com
Olimpíadas Rio 2016 "BRASIL" 2 min - 2 out. 2009 Vídeo enviado por amordemaeg youtube.com

Vídeos produzidos pela turma já no Youtube...

Pessoal alguns dos vídeos que foram produzidos na disciplina já estão disponíveis no youtube. Estou baixando eles aos poucos.
Parabéns ao grupo pelo ótimo trabalho que foi e vem sendo desenvolvido. Vcs realmente são nota dez!!!!
Bjo grande, Scheila Antunes.
links para visualização no youtube:

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A disputa para a transmissão de informação

Até quando as informações que as midias transmitem beneficiam os telespectadores?

Pós-graduação

ATENÇÃO GALERA!!! Pra quem se interessar em continuar os estudos, o governo disponibiliza cursos gratuitos através da UAB (Universidade Aberta do Brasil), são curso à distância, com diplomas emitidos por faculdades federais, como UFMG, UFJF e UFV. Todos os cursos são gratuitos, e temos dois pólos de apoio presencial bem perto de Manhuaçu, um em Durandé e outro em Ipanema. Disponível em www.uab.capes.gov.br

Uso das Mídias

A todo momento estamos sendo influenciados pelas mídias, e não importa a idade, as crianças assistindo desenhos, os jovens navegando na internet, quando estamos houvindo radio, lendo jornal... Por isso temos que saber filtrar as informações e absorver apenas o que a de melhor, e usar em outros momentos de nosso dia. Só assim saberemos urilizar os recursos que nos são disponiblizados, de uma forma melhor.

Violência nas Escolas

No programa do Jornal Hoje, exibido nessa quarta -feira (08/12), mostra como os pais, professores e outros alunos podem ajudar a mudar este quadro. No meio do vídeo uma professora da UFRGS fala que a sociedade altamente competitiva pode infuenciar as crianças à violência. Para aqeueles que interessarem, cliquem em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/educadores-discutem-causas-e-solucoes-para-violencia-nas-escolas.html

Jogos Cooperativos na Ana Maria Braga

No programa Mais Você de Outubro, esteve presente o especialista em Jogos Cooperativos, Fábio Brotto, explicando como funciona esses jogos e dando uma pequena demonstração de como a ajuda mútua é importante para que cheguem a um resultado esperado. Vale a pena conferir. Glêice-Pequena

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O papel da Educação Física nas escolas

De todas as disciplinas do Ensino Fundamental, provavelmente a Educação Física foi a que sofreu transformações mais profundas nos últimos tempos. Mudanças pedagógicas e na legislação fizeram com que até mesmo sua missão fosse questionada. Se até a década de 1980 o compromisso da área incluía a revelação de craques e a melhoria da performance física e motora dos alunos (fazê-los correr mais rápido, realizar mais abdominais, desenvolver chutes e cortadas potentes), hoje a ênfase recai na reflexão sobre as produções humanas que envolvem o movimento. Se antes o currículo privilegiava os esportes, hoje o leque se abre para uma infinidade de manifestações, da dança à luta, das brincadeiras tradicionais aos esportes radicais. Ecos da perspectiva cultural, que domina pesquisas e ganha cada vez mais espaço nas escolas.http://revistaescola.abril.com.br. Para saber mais. Cíntia Leite

Obesidade e sedentarismo infantis atingem 43 milhões no mundo

ATENÇÃO PESSOAL!!! Este é nosso público alvo... Devemos levar atividades para que as crianças possam, mesmo ao sair da escola, continuá-las. Abaixo deixo um link para que leiam a respeito. http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=10139

Pais apostaram em exercícios e na inclusão em escolas comuns.

Vejam só como a inclusão faz a diferença! Uma portadora de sindrome de Down estudou em escola regurar, cursou uma faculdade e ainda fez pós, com seus 29 anos. Teve muito estímulo e o acompanhamento de sua mãe. A rotina, que incluía exercícios motores e lúdicos, era toda voltada ao desenvolvimento da filha, segundo a mãe da jovem, Gina Fruit, de 52 anos, que abandonou o trabalho como professora de educação física para cuidar da filha. “Era cansativo e desgastante. Às vezes, ela sofria, chorava, mas depois vimos o resultado”, disse Gina. Sua mãe fez isso, por que sabia da importância do desenvolvimento e a capacidade de sua filha para aprender. Quem se interessar, é só clicar: http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=10135 GLÊICE...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Galera ATENÇÃO...

Meninos e Meninas... Bom trabalho com as postagens, porém, mais atenção aos detalhes: - cuidado com erros de português e digitação! - Evitem postagens longas - resumam o assunto e disponibilizem o link para acesso; - Utilizem cores e figuras/fotografias para chamar mais atenção!. Bom Trabalho... vamos em frente!!! Eu tinha certeza de que com a turma de vcs seria diferente. PARABÉNS pela dedicação ao NOSSO espaço virtual. Bjo grande, Scheila.

Um pensamento bacana...

Benefício para os Educadores:

“... o professor expositor é um transmissor de informações e o professor que trabalha com jogos, transforma as informações em conhecimento, sendo um “personal trainer” de inteligências, habilidades e competências...” Celso Antunes

Mensagens de Campanhas Publicitárias veiculadas na Televisão

Um estudo de iniciação científica para conclusão do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade do Futuro analisou campanhas publicitárias veiculadas na mídia televisiva durante a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul/2010. Foram identificados e analisados com base em referênciais teóricos os slogans e as mensagens das propagandas. Ficou bem claro que em todas as campanhas são depositados nos produtos divulgados caracterísitcas comuns do brasileiro bem aceitas dentro da sociedade, como: superação, espírito guerreiro, persistência, orgulho, paixão, dentre outras. Como vemos o mercado publicitário procura criar uma relação entre produto, consumidor e futebol.

Apresentação do resumo do TCC de Educação Física "Geraldino Gomes Furtado e Jane Kelly Moreira Fonseca"

Com o tema: AVALIAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E UMA ESCOLA PRIVADA DE MANHUAÇU/MG
RESUMO Atualmente observamos um número cada vez maior de adolescentes com prevalência de sobrepeso e obesidade, condição esta que pode causar sérios problemas à saúde. Hábitos alimentares inadequados e pouca prática de atividade física podem contribuir como agravantes. Os professores de Educação Física podem identificar esta situação através de avaliações simples de composição corporal, podendo assim contribuir para uma melhora na qualidade de vida dos alunos. Deste modo, o presente estudo se propôs a realizar avaliação física nos alunos, medindo e classificando o percentual de gordura corporal, com o objetivo de prevenir problemas futuros como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, entre outras. O objetivo do trabalho foi verificar o percentual de gorduras em adolescentes do ensino fundamental, de uma escola pública e uma escola privada de Manhuaçu/MG e classificá-los de acordo com a tabela de percentual de gordura, e assim avaliar se há riscos para a saúde desses alunos a partir de referenciais teóricos. Além disso, descobrir se existe diferença no percentual de gordura entre os alunos da escola pública e da escola privada. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quantitativa e foi realizado com 60 alunos do ensino fundamental, com a faixa etária entre 12 e 14 anos. Para tal usamos o protocolo de Guedes para crianças e adolescentes com o objetivo de avaliar o somatório das dobras cutâneas tricipital e subescapular para realizar a avaliação da composição corporal. Apesar do foco, não foi encontrado um grupo de alunos com o nível de gordura alta e excessivamente alta, e nem uma grande diferença entre as escolas. Encontramos ainda um número considerável de baixo peso. Mas de modo geral a escola privada apresentou índice um pouco maior em percentual de gordura quando comparado com a escola pública. PALAVRAS-CHAVE: avaliação física, adolescentes, obesidade.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Escola de Taekwondo

Gostaria de fazer um convite a todos que gostam de artes marciais. Nesta quarta-feira dia 08 de dezembro as 18:00 horas na sala de lutas da faculdade do futuro será realizado o exame de faixa de Taekwondo, cujo Mestre e o nosso tambem professor Destter Álacks.Contamos com a presença e torcida de todos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Planejamento de aula usando das tecnologia

Estudando as lutas com recursos tecnológicos

Bloco de Conteúdo Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Objetivos - Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma. - Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas. - Comparar as características técnicas. - Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas.

Conteúdos específicos - Contexto sócio-histórico das lutas abordadas. - Procedimentos técnicos e táticos que caracterizam as lutas. - Regras, vestimentas, locais de prática e características dos praticantes.

Anos: 4º e 5º

Materiais necessários Filmes, imagens da internet, materiais para registro.

Tempo estimado: 10 aulas

Desenvolvimento 1ª etapa Solicite aos estudantes que organizem uma listagem com as práticas corporais por eles conhecidas, que tenham confronto entre adversários e envolvam o desequilíbrio, a imobilização ou a contusão. Informe-os que deverão manter um registro de todas as atividades ao longo dos trabalhos. Em roda de conversa, estimule os estudantes a descrever características das lutas mencionadas (vestimentas, locais de prática, regras etc.). Questione o grupo a respeito da possibilidade de realização de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir de explicações iniciais e com a ajuda dos alunos que praticam, divida a turma em duplas e organize algumas vivências. Logo em seguida, indague o grupo sobre as percepções, dificuldades e facilidades encontradas.

2ª etapa Após a seleção de alguns filmes que abordam as lutas, proponha para a turma assistir às imagens, a partir de um instrumento de observação que poderá ser organizado pela turma com ajuda do professor. Um rol de questões que estimulem os alunos a identificar características como: quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o local da prática, quais as regras mais importantes, quais as táticas empregadas pelos lutadores, entre outras, poderá ser elaborado. A partir das respostas obtidas, promova uma discussão abrangendo as principais características das modalidades representadas. Questione os alunos acerca das origens e dos grupos sociais praticantes.

3ª etapa Elabore coletivamente uma relação de tópicos que proporcionem uma análise mais detalhada das lutas (um questionário, por exemplo). De posse desse instrumento, oriente os estudantes a navegar por portais especializados. Para além dos mecanismos de busca, convém acessar os sítios das federações e confederações das diversas modalidades, nos quais estão disponíveis informações mais completas ou acessar alguns filmes no Youtube. No retorno, os alunos podem socializar suas descobertas, registrando-as conforme a modalidade que pesquisaram, tomando o devido cuidado na transcrição da nomenclatura da modalidade no que concerne às técnicas e táticas. Na continuidade, retome as vivências corporais, com base nas informações acessadas.

4ª etapa Convide um praticante de lutas (conhecido, de alguma academia das redondezas, um aluno de uma turma mais avançada), para ser entrevistado pela turma e, se possível, demonstrar alguns movimentos. Prepare perguntas previamente. Estimule o grupo a fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema. Organize algumas vivências a partir dos movimentos apresentados (repetições de golpes, chaves, movimentos de esquiva, etc., conforme a luta abordada). Os alunos poderão recorrer à internet para aprofundar seus conhecimentos sobre a luta apresentada e elaborar um pequeno glossário contendo as técnicas e táticas mais utilizadas.

5º etapa Empregando os recursos disponíveis na escola ou obtidos por empréstimo pessoal ou institucional, realize filmagens das vivências e apresentações dos alunos. É importante alternar frequentemente as duplas e as modalidades. De posse das imagens, submeta-as à análise do grupo, tendo em vista o reconhecimento e “invenção” de técnicas e táticas pelos participantes.

Avaliação Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, selecione alguns e comente-os, destacando as informações registradas. Pergunte à turma se concordam com o que foi lido e se há algo a substituir ou acrescentar.

O link a seguir é de onde esta disponibilizado.

Atividades em vídeo nas aulas de Educação Física.

O grande recurso tecnológico para as aulas da disciplina é mesmo o vídeo, na forma de DVDs ou na internet. Com ele, é possível trabalhar as práticas corporais por meio da apreciação. "Há esportes que são impraticáveis na escola, como canoagem e paraglider, mas que podem ser estudados por causa das tecnologias", diz Marcos Garcia Neira, professor de metodologia do ensino de Educação Física na Universidade de São Paulo (USP). Preparar uma atividade em vídeo sobre o judô, por exemplo, pode servir para explicar as regras que não ficam claras nas transmissões dos Jogos Olímpicos na TV . É também uma oportunidade para desmistificar preconceitos causados pelo desconhecimento cultural. "O futebol americano é um caso clássico. A primeira impressão que se tem é a de um caos violento. Há brutalidade, mas, examinando as partidas trecho a trecho, é possível analisar os sofisticados esquemas táticos que regem o jogo", explica Neira. A apreciação, entretanto, não é a única alternativa em relação aos vídeos. Pedir que os alunos registrem nesse meio uma apresentação de dança ou uma partida de basquete na escola mostra a eles como avaliar a própria prática. Retirado de: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica-video-aulas-educacao-fisica-476011.shtml

Artigo relacionado à Educação Física e Mídias. Confiram!!

A presença das tecnologias de informação e comunicação na Educação Física permeada pelo discurso da indústria cultural

Mestranda em Educação Física PPGEF/CDS/UFSC

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis

(Brasil)

Apresenta os seguintes subtítulos: 1. Considerações iniciais 2. Panorama da presença das TICs na Educação Física em diferentes contextos de atuação profissional 3. A presença “invisível” da indústria cultural acerca da Educação Física 4. Considerações finais Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd120/tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-na-educacao-fisica.htm

Orientações para posts e comentários

Pessoal, quando vcs fizeren alguma postagem assinem embaixo com destaque, assim como tem feito o Henrique; pq do contrário não dá para saber quem está fazendo postagens e comentários... Tirei meu nome do perfil para não ficar minha ssinatura em todas as postagens feitas por vcs... Para fazer comentários nas postagens vcs NÃO devem fazer o login no nosso blog, basta acessa-lo pelo blog de vcs mesmos, assim os comentários saem assinados por vcs, se entrarem no nosso blog fazendo o login os comentários airão com o nome, noavmente... OK?! abraços para todos e parabéns pelas mensagens que vcs tem disponibilizados... vamos nesse ritmo até a semana seguinte, dia 15/12.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Olha a valorização do uso de TIC's nas Instituiçoes de Ensino...

PRESTA ATENÇÃO GALERA!!!!!!!!!!!!!!! A fundação venezuelana Infocentro ganhou o prêmio Unesco-Rei Hamad bin Isa Al Khalifa para o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, informou a entidade nesta quarta-feira. O site é esse aí: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias

Curso de Midias

Ai pessoal para quem se interessar, um curso básicoo sobre Mídias. Esse curso traz diversos textos para os diferentes tipos de Midia. Muito bom, CONFIRAM AÍ. Link:http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2009/08/indice-do-curso-midias-basico.html

O professor do futuro próximo

Como será o professor do futuro?

Vejo o professor do futuro como alguém que poderá estar vinculado a uma instituição predominantemente, mas não exclusivamente. Participará de inúmeros momentos de cursos em outras organizações, de orientação de pesquisas em diferentes lugares e níveis. Desde qualquer lugar poderá conectar-se com seus alunos, vê-los e falar com eles. Haverá programas que facilitem a gestão de grupos grandes e de grupos menores a distância. As conexões serão com fio e sem fio. Poderá entrar em contato com seus alunos durante uma viagem de avião, na praia ou de outro país. O professor será multitarefa, orientará muitos grupos de alunos, dará consultoria a empresas, treinamento e capacitações on-line, alternando esses momentos com aulas, orientações de grupos, desenvolvimento de pesquisas com colegas de outras instituições. A ciência será cada vez mais compartilhada e desterritorializada. Os pesquisadores não precisarão morar perto, o importante é que saibam trabalhar juntos virtualmente, que saibam cooperar a distância, que tenham espírito cooperativo mais do que competitivo. Em determinadas áreas do conhecimento, como em exatas ou biológicas, nas quais os projetos dependem de experimentação física e laboratorial, haverá maior necessidade de contato, de trocar mais informações estando juntos do que em outras áreas, como em humanas, nas quais a flexibilidade espaço-temporal será maior. O professor está começando a aprender a trabalhar em situações muito diferentes: com poucos e muitos alunos, com mais ou menos encontros presenciais, com um processo personalizado (professor autor-gestor) ou mais despersonalizado (separação entre o autor e o gestor de aprendizagem). Quanto mais situações diferentes experimentar, estará mais bem preparado para vivenciar diferentes papéis, metodologias, projetos pedagógicos, muitos ainda em fase de experimentação. Quanto menor for a criança mais tempo permanecerá junto às outras fisicamente para aprender a conviver, a interagir, a viver em grupo. O acesso virtual pelas crianças será complementar. À medida que a criança for crescendo, porém, aumentará também o grau de virtualização audiovisual da aprendizagem. Na fase adulta, o predomínio do audiovisual virtual será muito mais forte. Não deixaremos nosso trabalho para estudar ou para ensinar, a não ser em momentos iniciais para conhecer-nos e nos finais para avaliar o processo. Os Congressos terão forte componente de comunicação virtual. Mas nada impede que as pessoas viajem fisicamente até o local para conhecer lugares, pessoas, conviver. Em muitos casos a participação será on-line, a distância, conectados audiovisualmente

Texto de José Manuel Moran Creditos: Blog Midias na Educação
Foi super interessante a iniciativa do João, pois nos traz mais conhecimentos sobre as tecnologias !!!! HENRIQUE ALEXANDRE
Galera é interessante confiram ai !!!!

MÍDIA E EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTES

Pra quem tem duvidas sobre midias entende-se aqui por mídia o “veículo que leva determinadas informações/conhecimentos ao público em geral ou determinado público especial, trabalhando com certos tipos de estratégias e técnicas criativas”, (Comissão Sistematizadora, 1996). Ou ainda, o conjunto de meios de comunicação para alcançar as massas[...]. Não podemos deixar de mencionar que ela [mídia], é uma organização intencionada em estruturar e reforçar a consciência do sujeito social, via veiculação de informação, de acordo com os interesses e valores da classe dominante. Possui um caráter subjetivo de controle ideológico e cultural (Pirolo e Terra, 1996).

VALEU !!!!

HENRIQUE ALEXANDRE

As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin

Ai galera, o João fala pra vocês!!!!!!!!
Dê uma olhada nesse trabalho do Freire e Bakhtin sobre TIC's... Esse tem como finalidade analiza-las de forma crítica para uso pedágogico em aula. é muito bom....... Ache aí: http://www.alaic.net/ponencias/UNIrev_Moraes_e_

Dica de leitura!!!

A pesquisa em educação física e mídia nas ciências do esporte: um possível estado atual da arte
Giovani de Lorenzi Pires*
Este é o título de um artigo, que fala das mídias no cotidiano da sociedade em geral, e também faz relação com a educação física, mostrando sua relação como campo de pesquisa.
Revista: Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 09-22, janeiro/abril de 2003. Disponivel em: http://scholar.google.com.br/scholar?q=educa%C3%A7%C3%A3o+fisica+e+midias&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart Jorgeane Pereira.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto

Pessoal está disponível no link abaixo a primeira edição da Revista Científica de Pedagogia do Desporto, com uma série de publicações sobre o tema. Vale a pena conferir! Disponível em http://revista.scpedagogiadesporto.com

A Educação Física escolar e as Inteligências Múltiplas

Galera, este artigo da Elaine Prodócimo é muito interessante. Ela discorre rapidamente sobre os diferentes conceitos da inteligência, apresenta a teoria das Inteligências Múltiplas e os aspectos que dizem respeito à cada uma das oito inteligências apontadas por Gardner e apresenta seu envolvimento com a Educação e a Educação Física. Entre e leiam! Disponível em http://www.efdeportes.com/efd105/a-educacao-fisica-escolar-e-as-inteligencias-multiplas.htm Abraços! Mari

Entrevista Prof. Rivoltella - parte 1

Ola pessoal, achei essa entrevista com o profº. Rivoltella que fala do conceitos de mídia e educação, a importância de se trabalhar a mídia como conteúdo educacinal, os desafios da mídia-educação, a dimensão produtiva de mídia-educação.... Quem tiver interesse de uma olha ......