Seja bem-vindo!

Convidamos todos os interessados no assunto para participar do nosso blog... entre e fique a vontade!!!



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Apresentação do resumo do TCC de Educação Física "Geraldino Gomes Furtado e Jane Kelly Moreira Fonseca"

Com o tema: AVALIAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E UMA ESCOLA PRIVADA DE MANHUAÇU/MG
RESUMO Atualmente observamos um número cada vez maior de adolescentes com prevalência de sobrepeso e obesidade, condição esta que pode causar sérios problemas à saúde. Hábitos alimentares inadequados e pouca prática de atividade física podem contribuir como agravantes. Os professores de Educação Física podem identificar esta situação através de avaliações simples de composição corporal, podendo assim contribuir para uma melhora na qualidade de vida dos alunos. Deste modo, o presente estudo se propôs a realizar avaliação física nos alunos, medindo e classificando o percentual de gordura corporal, com o objetivo de prevenir problemas futuros como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, entre outras. O objetivo do trabalho foi verificar o percentual de gorduras em adolescentes do ensino fundamental, de uma escola pública e uma escola privada de Manhuaçu/MG e classificá-los de acordo com a tabela de percentual de gordura, e assim avaliar se há riscos para a saúde desses alunos a partir de referenciais teóricos. Além disso, descobrir se existe diferença no percentual de gordura entre os alunos da escola pública e da escola privada. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quantitativa e foi realizado com 60 alunos do ensino fundamental, com a faixa etária entre 12 e 14 anos. Para tal usamos o protocolo de Guedes para crianças e adolescentes com o objetivo de avaliar o somatório das dobras cutâneas tricipital e subescapular para realizar a avaliação da composição corporal. Apesar do foco, não foi encontrado um grupo de alunos com o nível de gordura alta e excessivamente alta, e nem uma grande diferença entre as escolas. Encontramos ainda um número considerável de baixo peso. Mas de modo geral a escola privada apresentou índice um pouco maior em percentual de gordura quando comparado com a escola pública. PALAVRAS-CHAVE: avaliação física, adolescentes, obesidade.

3 comentários:

Diana Paula Coelho Chaves de Paiva disse...

Geraldino e Jane Kelly, parabens pelo trabalho ficou ótimo, o assunto é muito bacana, vai ajudar muita gente nas futura pesquisa.

dineiafortunato disse...

É muito importante que os futuros profissionais de ed. física se conscientize da necessidade das avaliações de seus alunos, isso ajudará muito no desenvolvimento de suas aulas.





Dinéa

Cassio disse...

Avaliar é tudo, principalmente prevenção, e são poucos professores que fazem isto, vamos fazer a diferença e nos tornar melhores profissionais!!